sexta-feira, 6 de agosto de 2010

"Estória" ou "história" ?

"Envergonha-te menos de confessar a tua ignorância do que de teimar numa discussão tola"
(E. Joceline)

O vocábulo "estória" foi adotado no Brasil numa tentativa de diferenciar os contos infantis, ou de outra natureza, dos fatos tidos como reais. Esse termo era utilizado para caracterizar as coisas que não eram reais. Tinhamos então o produto da imaginação, da fantasia. Ainda existem muitos defensores dessa diferenciação. Tomando como realidade, "estória" é o sinônimo de "história", e atualmente a palavra caiu em desuso.
(Isso explica o não conhecimento de alguns pela palavra).

"Estória" ou "história" na verdade significam claramente, indiscutivelmente, coerentemente a mesma coisa.

"Anônimo"
Desde já fico muito agradecido pelo fato da sua enorme preocupação em ampliar o meu vocabulário, mesmo que isso tenha sido apenas uma tentativa.

"Eu significante"
Anderson C. Costa

Eu, que me apresento ao mundo como um significante,
E que sou um significado para o outro,
Não sei eu mesmo o que significo para mim:
- Deveras...

O jogo de significantes e significado me confundi,
E às vezes significo para mim o que o outro deseja
Que eu signifique:
- E sofro...

Mas sendo um significante que significa algo,
Perscruto o horizonte de minh' alma,
E só encontro significados velados.

O algo que significo, foge de mim mesmo,
E corro em busca do sentido,
E vivo mergulhado em nem sei o que...









<--- (Crepúsculo)

Pessoal por hoje é só, espero que algo tenha sido válido e acrescentado na vida de vocês. E não percam amanhã o "Conte a sua história"!!

Ps.: Estória, história tanto faz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário